Imagem capa - Dicas para seu ensaio fotográfico  por Douglas Mendes Roberto
Dicas

Dicas para seu ensaio fotográfico

Dicas para seu ensaio fotográfico


Muitas pessoas apresentam dúvidas de como será o ensaio fotográfico ao contratarem esse serviço pela primeira vez. Depois de fotografar famílias, casais, crianças e debutantes por alguns anos, reuni algumas dessas dúvidas e resolvi formular este artigo para tentar esclarecer essas questões.


 Prepare-se para o ensaio:

Você optou por contratar um fotógrafo e fazer um ensaio fotográfico. Talvez tenha solicitado folga do trabalho, ido ao salão, comprado roupas especialmente para as fotografias e, na hora do ensaio, você está cansado (a) ou com uma expressão que não representa você, porque, por exemplo, não dormiu direito. Lembre-se que em alguns casos, não há maquiagem (ou “Photoshop”) que esconda o fato de você não estar se sentindo bem ou cansado (a). Por isso, procure dormir bem e evite estresses antes do ensaio.  No período do ensaio, tente esquecer os problemas e aproveite o momento, pois o seu sucesso não dependerá só dos profissionais envolvidos, mas também de sua participação de forma natural. 



Também é importante observar que a presença de acompanhantes para suporte no ensaio não é recomendada. Só se for realmente necessária. A presença de outras pessoas pode tirar a liberdade de quem está sendo fotografado e também pode atrapalhar o andamento do ensaio.


Maquiagem:

Muitas mulheres têm dúvidas sobre a maquiagem. Opte pela naturalidade, sem excessos, mas com uma pitada de gosto pessoal. Um ensaio diurno, por exemplo, não pede maquiagem muito carregada, mas um olho bem delineado e um batom ajudam a destacar sua beleza. 

Lembre-se de disfarçar cicatrizes, espinhas, machucados, olheiras, etc. O tratamento em editores de imagem pode deixar as feições artificiais. Naturalidade é a palavra-chave. Para as mulheres: unhas dos pés e das mãos bem feitas garantem belos closes. Para os cabelos, é recomendado que estejam soltos (para dar mais movimento nas fotos).



Período do dia e duração dos ensaios:

A pontualidade é fundamental para que tudo aconteça como planejado, principalmente para ensaios durante o dia. 

Em dias de sol, os ensaios começam no meio da tarde e seguem até o pôr do sol. Não é recomendado fotografar próximo ao meio do dia porque o sol estará a pino, o que causa sombras abaixo dos olhos e do nariz. 



No entanto, há exceções: para ensaios com crianças, sobretudo, pequenas, pois nem todas se adaptam a esse período do dia. Sempre cabe ao profissional conversar e sugerir a melhor opção para cada perfil de família, de modo que não prejudique o resultado final do trabalho. No caso das crianças pequenas, é sempre interessante fotografar no período do dia em que a criança esteja mais disposta.

Em dias nublados, o ensaio pode ser marcado em qualquer horário. Caso o tempo não esteja favorável (com muita possibilidade de chuva), cabe remarcar o ensaio para outro dia.



Separar as roupas e os acessórios com antecedência: 

"A moda sai de moda, o estilo jamais." (COCO CHANEL)

É importante salientar que muitas trocas de roupa (mais de 3 looks) podem atrapalhar o timingdo ensaio e prejudicar o resultado. Lembre-se que não se trata de um ensaio de moda.

Sempre é recomendado escolher roupas confortáveis e que te deixem mais à vontade, além de mostrar sua personalidade, tomando cuidado para não chamar muita atenção. Escolha um modelo que favoreça o seu corpo e que combine com o local escolhido para a realização do ensaio. É interessante se questionar se a roupa escolhida vai continuar agradando daqui a 10 anos.

 - Recomendado: roupas básicas de cor sólida. Cores claras são muito bem-vindas, pois dão um ar mais leve e harmônico em relação às composições que serão feitas no ensaio.



 - Não recomendado: roupas com bolinhas, estampas exageradas, listras, cores muito escuras, números ou palavras muito grandes. Esse cuidado serve para que não se tire a atenção do assunto principal do ensaio: você. Evite usar roupas muito chamativas e com muita estampa, isso pode desviar a atenção.

Evite o uso de relógios, joias ou acessórios muito chamativos, principalmente se o local escolhido for um ambiente natural. 

Esses cuidados evitarão o uso excessivo de editores de imagem, o que ocasiona o risco de alguma parte da foto ficar com aspecto artificial. 


O que levar para o ensaio externo:

Leve protetor solar, repelente, calçado confortável, maquiagem para retoque se necessário, água para hidratação e muita energia para aproveitar momentos alegres na presença de quem você ama.

Já com crianças, precisamos fazer com que elas fiquem bem a vontade durante as fotos e uma dica pode ser levar objetos pessoais delas que possam agregar de forma positiva na imagem final. Essas fotos trazem lindos registros e ficam bem naturais.

O seu bichinho de estimação será muito bem-vindo. Ele dará um toque especial e inusitado nas fotos. Se escolher levá-lo, lembre-se de levar alguém para tomar conta deles no decorrer do ensaio. 



Pense bem antes de levar acessórios cênicos que não tenham a ver com o seu cotidiano e estilo. Queremos que as fotos sejam atemporais. Então aquele balão que hoje é "top", amanhã pode não ser. 


Escolha do local do ensaio:

Um bom fotógrafo não fica limitado à necessidade de um lugar magnífico. Saiba que o local do ensaio não é o mais importante, pois será apenas o papel de parede para a sua história contada através das imagens. 

Recomendamos que seja escolhido um único local de sua preferência ou no máximo dois locais sendo um próximo ao outro, para não correr o risco de ficar mais tempo dentro do carro do que fotografando. Geralmente os ensaios são feitos durante a semana por esse último motivo.

Durante o ensaio vale quase tudo... pulem, dancem, corram… O objetivo é proporcionar uma experiência agradável e divertida para que nunca se esqueçam deste dia incrível. Soltem-se e depois confiram o resultado. Tenho certeza que vocês vão adorar.






Espero que tenha gostado das dicas e que elas possam ajudar na preparação do seu ensaio fotográfico. 

Não deixe de nos enviar o seu feedback e, se achar pertinente, ajude-me com alguma dica ou sugestão para enriquecer esse material. 

Gostou? Então compartilhe com os amigos!