Imagem capa - Melhore suas fotos de viagem com algumas dicas... por Douglas Mendes Roberto
Dicas

Melhore suas fotos de viagem com algumas dicas...

Neste post não tenho a intenção de usar termos técnicos da fotografia e muito menos falar que você precisa comprar um equipamento profissional para tirar boas fotos em suas viagens. A ideia é sugerir algumas dicas para você utilizar com o seu próprio equipamento, mesmo sendo um celular, para ter bons registros de suas viagens. Para exemplificar, vou utilizar fotos tiradas nas minhas viagens em família.


1) Quando for fotografar, sempre limpe a lente da câmera. A lente suja pode gerar borrões e falta de nitidez.


Iphone 6, foto sem tratamento.


2) Quando for fotografar alguém (retrato), tente deixar o equipamento no nível dos olhos da pessoa. Se for uma criança, por exemplo, ajoelhe-se para ficar na altura dela.


Foto 1: Nikon D90 - 24mm 2.8D. Foto 2: Nikon D610 - 24mm 2.8D.

3) Ao fotografar, segure a câmera ou o celular com as duas mãos. Utilizando as duas mãos para empunhar o equipamento, você dará mais firmeza no instante do clique, evitando que sua foto saia sem nitidez. Essa dica você deverá aplicar especialmente quando for fotografar com pouca luz (ambientes internos, à noite), quando não houver um tripé ou outro apoio.


 4) Quando for fotografar (principalmente paisagens), tenha atenção ao horizonte para que este não fique inclinado. Sempre que possível, utilize uma linha de referência, assim a sua foto não sairá torta. Ex: linha do mar, linha da pista e outros.


Fotos 1 e 2: Nikon D90 - 24mm 2.8D. Fotos 3 e 4: Nikon D610 - 24mm 2.8D.

5) Tente acordar mais cedo para fotografar paisagem. Muitas vezes, indo bem cedo, você pode aproveitar uma luz bacana e, o melhor de tudo, encontrar poucas pessoas para "atrapalhar" sua foto. Em fotografia de paisagem, no caso das pessoas não fazerem parte da sua composição, o interessante é que apenas o local ou a paisagem apareça na foto. Depende muito de qual mensagem você quer transmitir: se quer uma foto exclusiva da paisagem ou se pretende exibir o cotidiano de uma cidade/lugar com as pessoas ali inseridas.



Fotos 1 e 2: Nikon D610 - 24mm 2.8D. Fotos 3 e 4: Canon S95.


6) Tente explorar ângulos novos em fotografia de paisagem e não apenas o mais comum utilizado pela maioria das pessoas. Nesse caso, diferente de retratos, é importante você tentar capturar a paisagem de outros ângulos. Isso geralmente origina uma composição singular. Não se preocupe. Fotografe e teste várias vezes. Em algum momento, você conseguirá tirar uma foto interessante.


Foto 1: Nikon D90 - 24mm 2.8D. Foto 2: Nikon D610 - 35mm 1.4G.

7) É muito importante levar um HD externo para descarregar as fotos durante a viagem. O recomendável é descarregar todos os dias para que você não corra o risco de perder ou apagar as fotos sem querer.

 

8) A célebre regra dos terços utilizada para compor uma foto.

A ideia fundamental da regra dos terços é: os pontos importantes da sua foto devem ficar em alguma das 4 interseções dessas linhas. Isso fará com que sua foto fique mais interessante. Utilizando a grade dos terços na sua câmera ou no seu celular, você também terá referência se o horizonte está correto ou inclinado.



Foto: Nikon D610 - 35mm 1.4G.

9) Não utilize o zoom digital da câmera compacta ou o zoom do celular. Isso diminuirá   significativamente a qualidade e a nitidez da sua foto. Procure sempre enquadrar sua foto sem precisar utilizar esses recursos.

 

10) Cuidado com o fundo da sua foto. Tenha atenção a galhos, folhas, postes e até mesmo a  alguém em posição curiosa. Se precisar, modifique seu ângulo abaixando, dando um passo para a esquerda ou direita.

 

11) Se possível, desligue o flash automático de sua câmera. Utilize o flash apenas quando necessário. Em geral, você vai usar o flash da sua câmera durante o dia, quando o objeto/pessoa estiver contra o sol, e durante à noite, quando o seu objeto/pessoa estiver pouco iluminado. No mais, o flash é dispensado. Mesmo à noite, é interessante buscar uma luz do próprio local para iluminar seu objeto e, em último caso, utilizar o flash da câmera. O flash é um recurso muito útil, mas se não souber usar, ele pode prejudicar diretamente o resultado da sua foto.


12) Falar de equipamento é muito relativo e pessoal. Hoje levo em minhas viagens uma câmera DSLR e duas lentes pequenas. Recentemente comprei uma câmera compacta que cabe no bolso para fazer fotos em locais onde não queira chamar muito atenção. Levo um cabo que utilizo para descarregar as fotos do cartão da câmera direto para o celular, caso decida postar alguma foto em mídias sociais. Também levo um HD externo para descarregar as fotos durante a viagem.

Espero que essas dicas possam ajudar você em sua próxima viagem e que você retorne com belas fotos.

Coloque nos comentários algum outro tema de interesse na fotografia. Quando possível,  elaborarei um novo post. Vou ficar muito feliz em partilhar meu conhecimento com você.

 

Gostou? Então compartilhe com os amigos!